Rei e Rainha do Mar é o maior evento de águas abertas do calendário nacional. Competição essa que começou em 2008 na cidade Olímpica do Rio de Janeiro a partir do Desafio do Leme ao Pontal, Na época, era conhecido como uma prova de natação no mar e não Águas Abertas como se conhece hoje. De lá pra cá o evento cresceu bastante e se expandiu trazendo outras modalidades se tornando assim o Maior Evento de Praia do Brasil com 3500 atletas inscritos.
Mas o carro chefe do evento continua sendo a prova de Águas Abertas que em 2014 começou a fazer parte do World Open Water Swimming Series (WOWSS) uma série as 13 melhores competições de águas abertas do planeta. O Rei e Rainha do Mar é o único representante da América do sul da lista.
Tudo isso torna o feito do atleta Átila Brandão ainda mais louvável.
O brasiliense radicado na Paraíba completou os 4.500km de prova em menos de 55 minutos conquistando o 1° primeiro Lugar na categoria e 9° nono no geral. Tudo isso em meio a dificuldade de conseguir patrocínios já que ele mesmo custeou toda a viagem do próprio bolso.
Parabéns a Átila, sua Coach Valéria e a todos os envolvidos direto e indiretamente na conquista.
A natação paraibana é tradicional e tem muita história tanto regional quanto nacionalmente. Átila é prova viva que com empenho e profissionalismo se consegue chegar longe. Isso me faz lembrar os tempos áureos do esporte no estado. Torcemos que retornem!!
Coach Valéria orgulhosa com os resultado de seu atleta. |
(Belíssimo video promocional da edição de 2014 da prova)