A arte de arbitrar natação.


A Federação de Esportes Aquáticos do estado da Paraíba promoveu neste final de semana, para o seu quadro de arbitragem, o curso de arbitragem de natação, que foi ministrado pelo o arbitro da Federação Internacional de Natação, o pernambucano Marcelo Falcão.

Mas uma bela iniciativa da FEAP que busca sempre manter atualizado o seu quadro quadro de arbitragem. O Curso foi estrategicamente posto no final de semana que antecede a disputa do campeonato paraibano absoluto de natação em piscina longa, que será realizado nos dias 8 e 9 de março no parque aquático da Vila Olímpica Ronaldo Marinho.

No curso, Marcelo aprofundou nos detalhes estéticos e técnicos da arbitragem, simulou situações corriqueiras de competições, inclusive relatando algumas situações inusitadas que ocorreu com ele mesmo em mundiais e até em Olímpiada.

Marcelo trata a natação e a arbitragem de forma profissionalíssima, também não podia ser diferente, já que ele viaja o mundo trabalhando nisso. Mas, ao falar sobre assuntos como:  detalhes de postura e forma de ser imperceptível durante a competição, Marcelo alimenta a imagem da nobreza que é a arte de arbitrar.