A travessia dos fortes surgiu em 2001, quando a confederação brasileira de desportos aquáticos (CBDA) em parceria com o exercito brasileiro criaram a prova com o percurso de Copacabana (posto 6) ao leme.
No primeiro ano do evento, aproximadamente 700 nadadores participaram da competição. A partir de 2009 o "brasil1 esporte entretenimento" tornou-se parceira do exercito brasileiro, CBDA e rede Globo na realização do evento. A maior maratona aquática da América latina voltou triunfante, reunindo 2.500 atletas, representando 18 estados brasileiros e atraiu cerca de 10 mil espectadores na praia de Copacabana, os favoritos ao titulo Poliana Okimoto e Allan do Carmo deram demonstração de garra e profissionalismo subindo ao pódio.
O Grêmio Cief será representado por um atleta: Rodrigo Nóbrega (bozó), Ele lançou mais um desafio, Na edição de 2010 da travessia, Bozó ofereceu um prêmio para quem acertasse o numero da sua touca (n° inscrição) assistindo pela TV. Na edição de 2011 o desafio será acertar a posição que o nosso parceiro irá ficar ao termino da prova, Tendo como prêmio uma suculenta e calórica caixa de chocolate. (fica a dica que o mesmo terminou a prova de 2010 na 22° colocação.)
Puxa Bozóó!